terça-feira, 29 de março de 2011

Agentes penitenciários se reúnem para decidir se deflagram greve no PI

O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado do Piauí - Sinpoljuspi - realizará assembleia geral na manhã desta quarta-feira (30). A categoria reclama reajuste salarial e poderá ser a quinta a cruzar os braços no Estado em 2011. A reunião está marcada para 9h na sede da entidade (rua David Caldas, 223, Centro/Sul).

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi

De acordo com Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi, a pauta já conta com indicativo de paralisação temporária ou greve por tempo indeterminado. A categoria reclama que os mesmos 24% de aumento reclamados pelos policiais civis devem ser extendidos, segundo a lei, aos agentes penitenciários, mesmo que de forma parcelada.

Os policiais civis deflagraram paralisação de 72 horas. Eles negociaram com o governo do Estado para que o reajuste, firmado na Justiça em 2010, seja parcelado até o final do ano. No entanto, o poder público alega condições financeiras ruins geradas pela crise econômica, e propõe pagar o aumento em quatro parcelas de 6% até novembro de 2012.

Segundo Vilobaldo Carvalho, duas reuniões com a Secretaria de Administração já foram realizadas em 2011 e nenhuma proposta concreta foi apresentada. "Há uma insatisfação generalizada entre os agentes. A tendência natural, que nós estamos percebendo, é de paralisação ou greve por tempo indeterminado", declarou. O sindicalista informou que o impacto na folha de pagamento é quatro vezes menor que o reajuste dos policiais.

Além do aumento no salário, o sindicato reclama a contratação de 158 agentes concursados, além de melhorias nas condições de trabalho, auxílio alimentação e a regulamentação do quadro de apoio policial.

Novo nome, mesma sigla
O Sinpoljuspi deverá manter sua sigla, mas retirou o termo "policiais civis" por determinação da Justiça. Encerrada a disputa com o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí - Sinpolpi -, a entidade passa a representar somente os servidores da secretaria de Justiça. Deste grupo, somente agentes penitenciários têm direito ao reajuste agora reclamado.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com