sexta-feira, 21 de julho de 2017

Regulamento pode impedir transferências entre Altos e Parnahyba

parnahyba1O Parnahyba anunciou por meio do presidente Batista Filho que contará com o reforço de cinco jogadores do Altos na disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste. Nos planos do dirigente, o Tubarão terá Alex Mineiro, Manoel, Esquerdinha, Joelson e Leone como novidades no elenco azulino diante do CSA. Contudo, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) orientou o clube do litoral a aguardar a publicação do regulamento específico do Nordestão 2018 para evitar um problema maior. O documento da edição deste ano determina que um atleta só pode disputar o torneio por apenas um clube. Caso seja mantida essa regra, o quinteto estaria impossibilitado de vestir a camisa do Jacaré na fase de grupos prevista para janeiro.

A diretoria de registros da FFP entendeu que, apesar da considerável distância de datas entre o pré-Nordestão e a fase de grupos, o torneio é um só. Os jogos de ida e volta do Parnahyba contra o rival de Alagoas, na fase preliminar, estão previstos para os dias 16 e 23 de agosto.

- Em questão de transferência, está ok. Os jogadores têm apenas um registro em 2017, que é o do Altos. Sendo assim, no Parnahyba, eles teriam o segundo registro. Para 2018, eles iriam reiniciar pelo Altos e, assim, teriam o primeiro registro do ano. Em questão de registro, não há problema algum. O que existe é a questão do regulamento, que diz que o atleta que disputa o torneio por um clube não pode atuar em um novo clube no mesmo torneio. A pré-Copa do Nordeste será realizada em agosto, mas ela é referente ao torneio do ano que vem – alertou Anderson Sousa, diretor de registros da FFP.

- Como não tenho o regulamento em mãos e estou usando o de 2017 para isso, estou orientando o filiado a aguardar alguma comunicação da CBF sobre a nova Copa do Nordeste para evitar possível problema. A gente não pode dizer que são duas competições diferentes – enfatizou o dirigente.

Ciente do risco do plano de aquisição dos reforços ir por água abaixo, o Parnahyba desacelerou as conversas com o Altos. O presidente Batista Filho informou que vai aguardar a publicação das diretrizes do torneio para, só então, efetuar as transferências. A edição 2018 do Nordestão terá como novidades a etapa preliminar e a disputa de apenas 16 clubes na fase de grupos.

- Essa é uma pré-Copa, e eles poderão voltar ao Altos normalmente. Mas o regulamento deve sair na próxima semana e estamos esperando para garantir isso. Se o regulamento não permitir, aí complica – declarou o cartola azulino.

O Parnahyba alegou dificuldade financeira para disputar o pré-Nordestão e a Copa Piauí, que podem acontecer de forma simultânea em agosto. O clube, para isso, terá que dispor de dois elencos para encarar a fase preliminar do torneio regional, em caráter profissional, e o seletivo para da Série D em âmbito local, com atletas sub-21. A estreia azulina no torneio será contra o 4 de Julho, dia 16 de agosto, na Arena Ytacoatiara.

Fonte: Globoesporte.com/Pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário