quinta-feira, 11 de maio de 2017

Secretaria de Educação se une a Superintendência de Cultura para realizar o maior São João de Parnaíba

Reunião realizada na noite desta terça-feira (09), no auditório da Prefeitura de Parnaíba, marcou o apoio dos gestores escolares à realização do São João de Parnaíba 2017 que terá como tema a “Literatura de Cordel”.

O Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Educação, Frederico Aires, participou da reunião entre o Prefeito Mão Santa e o Superintendente de Cultura, Teófilo Lima.

Por determinação do Prefeito Mão Santa, o festival de folguedos será realizado no mês de junho e não mais em julho, como ocorreu nos últimos 12 anos.

Além da antecipação das festividades juninas, é entendimento da prefeitura de Parnaíba e da Superintendência Municipal de Cultura que todos os bairros da cidade sejam privilegiados com apresentações de quadrilhas e bumba meu boi, além da Banda Municipal Simplício Dias.



“É um resgate da cultura e do folclore parnaibano. O Quadrilhódromo vai continuar recebendo quadrilha, o que nós estamos é ampliando a divulgação de nossa cultura” Afirmou Mão Santa.

Literatura de Cordel, o tema escolhido para as apresentações juninas, faz parte da cultura nordestina. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

O tema será trabalhado em todas as escolas da rede municipal de ensino, onde também acontecerão as tradicionais quadrilhas escolares, com a participação de pais, alunos e professores.

É determinação do Prefeito Mão Santa que durante todo o mês de junho, hajam apresentações culturais alusivas às festas de São João, Santo Antonio e São Pedro.

Por: Bruno Santana / Ascom SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário